Propósito Pessoal

Possessividade

A violência psicológica pode acontecer por meio de ofensas e xingamentos;  menosprezo, quando a pessoa coloca você sempre num patamar abaixo dela, fazendo você parecer inútil; condenação; quando diz que você está sempre errado e não consegue fazer nada direito; possessividade, quando a pessoa controla seu dia, sua aparência, suas prioridades; acusação, quando a pessoa o acusa de algo que você não fez; ameaças de abandono, tortura psíquica ou agressão; extorsão, quando o agressor usa de um segredo seu para aumentar seu controle; isolamento, quando impede seu contato com amigos, familiares e colegas.
Por hipótese: o primeiro grande passo para deixar de ser possessivo ou controlador é admitir a condição de manipulador. “Quem admite ser controlador e procura a ajuda de um especialista qualificado está a meio caminho da superação”, salienta o psicólogo Banaszewski.
A partir de então, tornar-se mais democrático vira um desafio diário de olhar a vida com mais leveza, de ter flexibilidade para lidar com os tropeços e de trabalhar a autoconfiança.